top of page
ecaturma72

Nossa decana nos deixou

Esther Proença Soares, a decana da turma de 72, nos deixou no último dia 23, aos 90 anos. Cresceu no coração de São Paulo, estudou em escolas públicas paulistanas e também em instituições tradicionais, como o Colégio Rio Branco., antes de entrar para a Escola de Comunicações e Artes. Como ela mesmo disse, em seu depoimento ao Museu da Pessoa, em 2007, “foi criada em uma época getulista e americanizada”.

Aos 20 anos, formou-se em Letras, mas o teatro, a literatura e o cinema tiveram grande importância em sua vida. Aos 42 anos, entrou para o curso de Teatro da ECA e frequentou aulas com dançarinos como Klauss Vianna, Maria Duschenes, Ivaldo Bertazzo e outros.

Extremamente ativa e eclética, nos últimos anos a escritora vinha falando mais alto. Em 2009, lançou “A Arte de Escrever Histórias”. “lancei este livro com informações básicas sobre Teoria Literária para jovens escritores “nascentes”. Acredito que a fórmula: simplicidade na linguagem, noções corretas e sintéticas, exemplos e ilustrações de um excelente artista que entrou em total sintonia com o texto tem gerado interesse não só de alunos e meninos escritores mas também de professores. Garanto que ele é realmente bom (e estou orgulhosíssima por isso) pois teve uma leitura crítica muito positiva de excelentes especialistas.”

Esther conversa com Bira, que também partiu cedo, observados por Rodolfo


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page