Nossa turma foi a última para quem Vladimir Herzog deu aula. Perdê-lo quando o final do curso de Jornalismo se aproximava foi um choque. Por isso, quando soubemos do lançamento do Instituto Vladimir Herzog, praticamente na véspera de nosso encontro, nos sentimos na obrigação de tê-lo mais uma vez conosco, agora no figura do seu filho. Ivo aceitou o convite na hora e, discreto e firme como o pai, elevou o significado da nossa festa.
Coube a Fernando Zamith ler um belo texto, de sua autoria, e entregar a placa de “mestre inesquecível” a Ivo, abrindo a nossa rápida cerimônia.
Acompanhe as palavras de Zamith:
“Nada é por acaso. Hoje é dia 27 de junho. Vamos lembrar para sempre como o dia em que a turma de 1972 se reencontrou depois de 37 anos. Para uma família em especial hoje é um momento de lembrança. Hoje – 27 de junho – é o dia do aniversário de nascimento de Vladimir Herzog. Ele completaria 72 anos de idade. Sim, nada é por acaso. E não é por acaso que todos nós estamos aqui reunidos. Nossa turma foi formada por gente da mais diversas origens. Das mais diversas cidades. Assim como o nosso professor Herzog que veio de um país distante. Nasceu iugoslavo. Cresceu brasileiro. Tornou-se jornalista. Jornalista na redação da TV-Cultura e professor na Escola de Comunicações e Artes da USP. Assim como ele, estávamos também em duas linhas de frente: nas carteiras da escola, como seus alunos, e na rua, já trabalhando como repórteres. Muito do que escrevemos nas redações virou depois história. Vladimir Herzog, ele próprio, foi além: não por sua escolha pessoal, hoje ele é parte da história política brasileira. Seu nome está impresso nos livros que nossos filhos e talvez até netos de alguns de nós aqui reunidos estão lendo. História e jornalismo caminham juntos. Nós, alunos da turma de 72, tivemos um privilégio: conviver com uma personagem que pertence à História. É de coração aberto que neste instante, todos nós, alunos do professor Herzog, entregamos ao seu filho Ivo, essa homenagem. Homenagem a um mestre inesquecível…”
Ivo Herzog agradece a homenagem prestada a seu pai
Comentários