Mais um momento triste para a turma da ECA-72. Nosso colega e amigo Ubirajara de Castro, o Bira, se foi aos 63 anos, no último dia 11 de novembro. Inesquecível mestre de cerimônia dos encontros de 2009 e 2012, Bira vivia Los Angeles onde construiu uma carreira sólida na área de cinema e TV, seja como locutor, dublador e especialista em som.
O IMDB – Internet Movie Database, site especializado em cinema, noticiou a morte de Bira e destacou o trabalho que realizou em produções brasileiras.Também citou sua participação na animação “Rio” (2011); no videogame “Max Payne 3” (2012) e no filme “O Resgate de Órgãos” (‘Repo Men’), de 2010, com Jude Law e Alice Braga.
Bira foi também, segundo seu amigo e companheiro de trabalho Túlio Bragança, “a voz da Fox desde que o canal foi lançado. Ele também emprestava a voz pro Natgeo, TNT e muitos outros trailers do cinema”.
Ana Cabral, sua esposa, que o acompanhou no encontro de São Roque, deixou um depoimento, no Facebook, que retrata como era o Bira.
“Como é bom viver!” Quem conheceu o Bira Castro sabe que essa era sua frase predileta. Quem não conheceu, vou contar um pouquinho. O Bira era um cara super feliz e de bem com a vida. Sempre foi a alegria da festa. Foi esse seu prazer em viver que me cativou desde o primeiro momento, e como ele me ensinou a viver bem. Cara de mente brilhante, perspicaz e envolvente era o bom papo em pessoa, excelente amigo e marido mais que especial.
Essa madrugada sua risada foi sufocada pela falta de ar causada pelo excesso de sangue em seu cérebro. Um aneurisma calou sua voz e levou sua vida. Mas o amor que todos nós sentimos por ele vai nos deixar sentir toda sua energia e vibração eternamente. Tomara que agora ele esteja no céu celebrando com os anjos e dizendo ” Como é bom viver”.
Neste próximo sábado, mesmo de longe, poderemos participar de uma homenagem que Ana fará em Los Angeles. Fica aqui o convite.
“Amigos – no próximo sábado, dia 19, ao meio dia, vou fazer uma celebração para o Bira Castro aqui em casa. Os amigos de Los Angeles com quem ainda não conversei e que queiram participar, é só me chamar inbox que eu passo o endereço. Peço a todos que, de alguma forma, gostariam de homenagear esse cara tão especial, que se juntem a nós nesse momento de reflexão e pensem nele com o mesmo carinho que ele sempre teve conosco.”
Bira trouxe seu carisma de Los Angeles e brilhou como apresentador no primeiro encontro, em 2009, na Chácara Santa Cecília
Comments